
Companheiros,
o BANCO CENTRAL DO BRASIL informa que desde o dia 1º de dezembro de 2025 começou a funcionar uma ferramenta de bloqueio para que nenhum banco abra novas contas em seu nome.
O mecanismo é chamado de BC PROTEGE+.
Para fazer o bloqueio, é preciso:
– acessar o site do Banco Central do Brasil:
https://www.gov.br/pt-br/orgaos/banco-central-do-brasil
– Entrar no ‘Meu BC’:
https://meubc.bcb.gov.br/meubc/
– Colocar o login e a senha do http://gov.br e ativar o BC PROTEGE+
A restrição para abertura de contas será comunicada de maneira automática pelo Banco Central a todas as instituições financeiras.
O mecanismo foi criado para impedir fraudes relacionadas à abertura de contas com uso de documentos falsos.
Leiam a matéria abaixo para maiores informações.
EDEMILSON GONÇALVES
Presidente SINTRACON Paranaguá

PROTEGER-SE COM O BC PROTEGE+
O que é?
O BC PROTEGE+ é um serviço gratuito criado pelo Banco Central (BC) que possibilita a comunicação entre você e o Sistema Financeiro Nacional.
O serviço está disponível na área logada do Meu BC e pode ser acessado por qualquer cidadão, com um conta gov.br, nível prata ou ouro, com a verificação em duas etapas habilitada.
Com o BC PROTEGE+, você informa aos bancos e demais instituições do sistema financeiro que você ou sua empresa não têm interesse em abrir contas naquele momento.
Informa também que não aceita ser incluído como responsável, seja como titular ou representante, em contas de outras pessoas ou empresas.
Antes de abrir uma conta, todas as instituições são obrigadas a consultar o sistema.
Se a sua proteção estiver ativada, a instituição não poderá abrir uma conta nem incluir você como titular ou representante em contas de outras pessoas ou empresas, até que você desative a proteção.
A ativação ou desativação do BC PROTEGE+ pode ser feita a qualquer momento.
O serviço foi criado para evitar a abertura de contas fraudulentas no seu nome ou da sua empresa, ajudando a prevenir que produtos sejam indevidamente contratados nessas contas.
Quem pode utilizar este serviço?
Qualquer pessoa física ou jurídica.
No caso de empresas, a proteção deve ser ativada ou desativada por colaboradores cadastrados pelo representante legal da empresa na plataforma http://gov.br
Outros esclarecimentos no site:
https://www.gov.br/pt-br/servicos/proteger-se-com-o-bc-protege





